Este blog "eh o que eu axo"...na net, da vida, das pessoas, dos fatos, um pouco de tudo, sem compromisso...e você? O que acha?

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Tá tudo bem?

Muito se fala hoje em qualidade de vida, mas, o que quer dizer afinal esse termo que domina os discursos da turma de Recursos Humanos, Departamento de Gestão de Pessoas, Setor de Seres Humanos, ou seja lá qual for o nome da moda? É mais um modismo? Afeta nossas vida? 

Qualidade de vida é um conceito muito amplo, e relativamente novo, mas que em geral diz respeito às escolhas que fazemos e a maneira como condicionamos nossas vidas. Se formos seguir tudo o que dita a mídia, estaremos fadados a comer pizzas e sanduíches hipercalóricos todos os dias, almoçar sempre com uma bela garrafa de dois litros de coca cola, lanchar sorvetes e biscoitos ricos em gorduras trans, saborear gordurosas picanhas regadas a bebidas que descem redondo todos os finais de semana. Com os dias encurtados pelas centenas de atividades que nos consomem (trânsito, trabalho, educação, família, amigos, redes sociais), fica cada dia mais difícil sermos os senhores de nosso tempo e de nossas escolhas e vamos nos habituando a deixar a vida nos levar. Academia, caminhada, meditação, nem pensar! Não temos tempo para estas atividades. Porém, realmente existem fatos sobre os quais realmente não temos ingerência, mas existem escolhas que podemos fazer. Pequenos ajustes nos permitem ter vida melhor.

Tempo: aliado ou inimigo?

Dei várias palestras sobre qualidade de vida, no Hospital Santo Antonio Maria Zaccaria em Bragança, no nordeste do Pará, onde trabalhei vários anos e onde montamos ciclos de palestras semanais com o objetivo de fazer com que os colaboradores entendessem todos os processos que poderiam desencadear o estresse ocupacional, e saber lidarem quando eles apareciam. Mais recentemente dei palestra na Procuradoria da República do Pará, na Microlins e recentemente na Assembléia Paraense e para o Sindicato de Trabalhadores de Bares e Restaurantes de Belém, e, na sinergia que se estabelece com os grupos, fica mais fácil entender e linha tênue que separa nossos limites.
Boa parte da prevenção e tratamento dos males que afetam nossa qualidade de vida está diretamente ligada às nossas atitudes diante da vida. Uma teoria que sempre cito como exemplo nas palestras, é baseada na obra de Christian Barbosa intitulada “Tríade do Tempo”, onde ele propõe dividir nossas tarefas diárias em três esferas: “Circunstancial”, “Importante” e “Urgente”. Resumidamente, “Circunstancial” é o grupo de atividades que não nos enriquecem, mas que são as mais, digamos, gostosas de fazer. Quer exemplos bem práticos? A conversa gasta na hora do trabalho com assuntos alheios a ele, ler revistas de fofocas, tempo demais em redes sociais viciantes como o twitter e internet, novelas, reality shows como BBB são bons exemplos. Quanto de nosso tempo usamos neste tipo de atividades que pouquíssimo nos engrandece?

TV - Você está usando, gastando ou perdendo seu tempo?

Na esfera “Importante” estão todas aquelas tarefas que realmente proporcionam engrandecimento como cursos, palestras, treinamentos, MBAs, educação continuada, convívio familiar e social, lazer planejado, cuidado à saúde. Quanto tempo dedicamos a este tipo de atividade?
Educação continuada é a segurança de um futuro melhor

E na esfera das “Urgências” estão todas aquelas atividades que um dia foram importantes e que não demos a devida atenção. Quantas horas do dia gastamos resolvendo problemas (grandes ou pequenos) urgentes?

Prazos, metas, objetivos - rotina estressante.

Sabendo diferenciar as atividades e classificá-las em ordem de prioridade é um ótimo começo, pois tudo aquilo que é urgente, é estressante. Quem nunca deixou a conta de luz ou a prestação do carro para pagar no vencimento, “por falta de tempo”? E olha que brasileira é mestre em deixar tudo para a última hora.

Por outro lado, o auto-conhecimento é fundamental para entendermos nossos anseios e perspectivas diante do trabalho e da vida. O ser humano tem necessidades básicas, como lazer, convívio social, religiosidade, dentre outras que se não forem atendidas, geram desconforto que pode ir desde simples dores no corpo até a somatização de doenças graves.


O segredo para se ter qualidade de vida está justamente reunido nestes dois aspectos: auto-conhecimento e gerenciamento do tempo.

Qualidade de vida é paz de espírito

Para ilustrar melhor o que exponho, proponho um pequeno exercício: imprima o gráfico abaixo e levando em consideração que, quanto mais perto do centro, pior é a avaliação e quanto mais perto da borda, melhor é a avaliação, marque um ponto em cada um dos espaços vagos.


Seu gráfico deverá ficar parecido com esse:


Agora, uma os pontos numa linha contínua. Deverá ficar aproximadamente assim:


Agora, observe e avalie. Quanto mais regular estiver a figura, mais equilibrada estará sua vida. Quanto mais irregular, mais desequilibrada.


De posse deste gráfico, pontue o que você deve mudar, planeje seu dia, estipule metas. Dica: cole seu gráfico em um lugar de fácil visualização, onde possa ver todo dia e lembrar o que precisa ser melhorado. Eleja suas prioridades, diminuindo as deliciosas circunstancialidades, dedicando-se às tarefas importantes. Se tomar as atitudes corretas e conseguir estabelecer mudanças, faça uma nova avaliação dentro de alguns meses sobre o mesmo gráfico, com caneta de outra cor e veja o que já melhorou ou o que precisa ser melhorado e lembre-se: só você pode mudar sua vida, mais ninguém.

Um comentário:

  1. O vilão é o gerenciamento de tempo. Para quem tem família com filhos pequenos sempre é surpreendido por alguma atividade extra.

    Quero aproveitar e lhe convidar para ler “O Candidato” no meu http://jefhcardoso.blogspot.com
    Será um prazer lhe receber.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir